O SISTA-MS realizou, no dia 23 de setembro de 2025, uma assembleia com filiados e filiadas para debater informes locais e nacionais, avaliação de conjuntura, mobilizações e indicativo de greve.
‼️ Informes locais
Durante a apresentação, a direção destacou melhorias na segurança do sindicato, com instalação de novas câmeras e sensores, além da reforma do piso do banheiro das galerias. Também foram feitas mudanças no serviço de internet, que agora conta com roteador próprio, garantindo economia mensal.
Outro ponto informado foi o encaminhamento da Sra Daline e Mariuciy eleitas para a Comissão Interna de Supervisão da Carreira para o fórum da CIS em João Pessoa-PB, sem previsão orçamentária, o sindicato irá custear parte despesas das delegadas.
A direção ainda destacou os preparativos para a campanha Outubro Rosa.
‼️ Informes nacionais
Entre 15 e 26 de setembro, rodadas de assembleias em todo o Brasil para avaliaram o cenário político nacional. Na assembleia foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Pedro Rosa, ex dirigente da Fasubra, que faleceu recentemente.
‼️ Avaliação de conjuntura
Um dos principais temas foi o abono de permanência. Já temos um parecer do jurídico do Sista onde confirma que os que recebem o benefício tem direito de inclusão no cálculo 13º salário e no terço de férias, com retroatividade de cinco anos. O sindicato consultará o jurídico para avaliar se aposentados também podem recorrer a esse direito. Alguns servidores ja solicitaram informações a Progep, tendo como resposta que a instituição ja faz o pagto desse cálculo. O Sista ficou de perguntar a Progep como é o cálculo, e desde quando é pago.
A baixa participação da base em eventos e protestos foi apontada como obstáculo para uma eventual greve. Também houve críticas à última manifestação convocada pela Fasubra em Brasília, pois foi considerada alinhada às pautas dos professores, pouco se parece com a demanda dos técnicos administrativos.
Diante desse cenário, a assembleia votou contra a deflagração de uma greve, entendendo que não há estrutura de mobilização no momento.
‼️ Mobilizações e greve
No questionário enviado pela federação, a maioria respondeu que não há mobilização suficiente para uma greve em outubro. As demais perguntas não foram respondidas, já que a assembleia rejeitou a proposta de paralisação.
‼️ Outros encaminhamentos
O sindicato não enviará representantes ao Encontro Nacional sobre Assédio Moral e Sexual, por questões financeiras e logísticas.
Três representantes serão enviados ao Seminário Nacional de Segurança, em Brasília, de 6 a 10 de outubro.
Uma nova assembleia será convocada na primeira quinzena de outubro, com pautas como o encontro de aposentados.
Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados