SISTA/MS se fez presente no Agosto Azul sobre Saúde do Homem

A atual direção do sindicato procura estar presente em todos os eventos de interesse da categoria, dentro e fora da UFMS. Na semana passada, em pareiria coma  direção do PAS (Programa de Assistência à Saúde) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o SISTA participou de importante atividade relativa a programação do Agosto Azul (Saúde do Homem).

A atividade foi um momento de reflexão com a oficina “Conversando sobre a saúde do homem”, ministrada pelo o Psicólogo Ricardo Augusto. Além da realização e agendamento de exames, o evento serviu para discutir um pouco sobre cuidados com a saúde e o espaço do homem nesse contexto. A universidade possui em seu quadro de funcionários 1718 homens.

De acordo com o Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Antônio José Ângelo Motti, a oficina fez parte de projeto maior, focado na consolidação de uma política de saúde para os servidores. A idéia é oferecer a cada mês uma campanha de conscientização para os principais problemas de saúde que afetam as pessoas. O sindicato participou desta ação e atual direção reafirma a disposição de manter a parceria para outras atividades, já que a saúde do/a trabalhador/a é também uma de suas lutas. Aliás, a luta para manutenção dp PAS é uma marca da história do sindicato.

Agosto azul

A Campanha Agosto Azul foi criada com a finalidade de estimular a conscientização da população masculina quanto aos cuidados de saúde. Rotinas saudáveis e acompanhamento das condições de vida com exames preventivos podem ser considerados a porta para uma longevidade com qualidade de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente os homens têm uma expectativa de vida que é cerca de sete anos menor que a das mulheres. Isso se deve ao fato de que, habitualmente, os homens costumam dar menor atenção à sua saúde.

 

Deixe uma resposta