Entidades nacionais da educação organizam luta conjunta

As entidades definiram 19 de outubro, como o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, com realização  do Ato Nacional na cidade do Rio de Janeiro-RJ e atos nos estados

Na tarde de terça-feira, 26, a FASUBRA Sindical se reuniu com representantes das entidades nacionais que representam trabalhadores técnico-administrativos em educação, docentes e estudantes da educação pública e centrais sindicais para definir agenda conjunta de lutas. O evento ocorreu na sede do ANDES-SN em Brasília-DF. Representaram a Federação os coordenadores Gibran Jordão, Rolando Malvásio e Antônio Alves (Toninho).

As entidades definiram 19 de outubro, como o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, com realização  do Ato Nacional na cidade do Rio de Janeiro-RJ e nos estados, repetindo o Ato de Recife-PE .Também decidiram pela realização de reuniões das entidades de educação nos estados para fortalecer os comitês e organizar o calendário de luta.

A proposta é construir a campanha S.O.S Educação Pública, unificando todos os setores da educação municipal, estadual e federal, para resistir aos ataques do governo. As entidades aprovaram a produção de um documento unificado em defesa da Educação Pública, assinado por todas as entidades da educação básica à superior e centrais sindicais.

A campanha também busca o diálogo com movimentos sociais e a população que utilizam os serviços públicos, para fortalecer a unidade em defesa do patrimônio público.

A próxima reunião será no dia 04 de outubro, às 14h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Participaram da reunião as seguintes entidades: as centrais CTB e CSP-Conlutas, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).

(Fonte: Fasubra)

 

Deixe uma resposta